25 de novembro de 2008

A bênção dos pobres

Bênção, prosperidade. O que buscamos? O que temos esperado em troca da ajuda, da responsabilidade social? Aplausos? Glória? Reconhecimento? Elogios? Apertos de mão? Fechar bons negócios? Sermos aceitos? Mostrar o que podemos fazer?

Olhando esta foto o que você imagina? Alguém pedindo esmolas ou, alguém ofertando algo?
Leia este texto de Henri Nouwen e tire suas conclusões.

Jean Vanier, um canadense que fundou uma rede mundial de comunidades para deficientes mentais, observou mais de uma vez que Jesus não disse:

"Bem-aventurados os que tratam dos pobres"

mas:

"Bem-aventurados os pobres de espírito"

Por mais simples que pareça esta observação, nos dá a chave para o Reino.

"Eu gostaria de dar uma ajuda. E gostaria de fazer alguma coisa pelas pessoas em necessidade. Gostaria de oferecer consolação aos que estão de luto e aliviar os sofrimentos dos que vivem na dor". Não há, como é óbvio, nada de errado neste desejo. É um desejo nobre e louvável. Mas, a menos que eu me dê conta de que a bênção de Deus me advém daqueles que eu quero servir, a minha ajuda terá bem pouca duração e em breve eu estarei esgotado.

Como é possível continuar a tratar dos pobres, se os pobres ficam cada vez mais pobres? Como é possível continuar a tratar dos doentes quando não há maneira de melhorarem? Como posso consolar os moribundos quando a sua morte me causa mais pena? A resposta está em que todos eles são uma bênção para mim, uma bênção que eu preciso receber.
O ministério é, acima de tudo, receber a bênção de Deus
através daqueles a quem nós prestamos esse serviço.
Em que é que consiste esta bênção?

É um raio da própria face de Deus. O céu consiste em ver a Deus! Ora bem, nós podemos ver a Deus no rosto de Jesus, e podemos ver o rosto de Jesus em todos os que precisam dos nossos cuidados.

Uma vez perguntei a Jean Vanier:
"Como é que encontra a força para ver tanta gente num só dia e para escutar os seus problemas e dores?"
Ele sorriu bondosamente e disse:
"Eles mostram-me Jesus e dão-me vida".
Aqui reside o grande mistério do serviço cristão. Aqueles que servem a Jesus nos pobres serão alimentados por aquele a quem estão, de fato, servindo:
"Felizes os servos cujo senhor os encontrar vigiando, quando voltar.
Eu lhes afirmo que ele se vestirá para servir, fará que se reclinem à mesa, e virá servi-los."
(Lc 12.37).
Precisamos tanto de uma bênção!
E os pobres estão à espera de nos abençoar.

Henri J. M. Nouwen
Católico holandês, teólogo e escritor
1932 - 1996

Um comentário:

  1. Olá amigo,

    já recebi seu comentário lá no Mestre Blogger e logo você terá uma resposta ao seu problema. Visite sempre o MB e qualquer dúvida é só expressá-la por um comentário lá.

    Abraços,

    Alberto.

    ResponderExcluir